Settran começa segunda-feira projeto de educação no trânsito de Itabuna
A exigência do uso do cinto de segurança e do capacete para condutores e ocupantes de veículos automotivos e de motos será o foco do programa Blitz Educativa que a Secretaria de Transportes e Trânsito de Itabuna (Settran) inicia na próxima segunda-feira, 28 de janeiro, quando agentes de trânsito e técnicos da Settran vão atuar em diversos pontos no centro da cidade e em bairros com maior densidade de tráfego.
Os motoristas e motociclistas que forem surpreendidos infringindo tais exigências, estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro, serão orientados visando à conscientização no que diz respeito ao uso desses equipamentos para assegurar a integridade física e a preservação da vida de motoristas e acompanhantes. Esta primeira etapa do trabalho educativo da Settran acontece até a próxima sexta-feira, 1º de fevereiro, no período das 8 às 17 horas.
Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Clodovil Moreira Soares, a partir do dia 6 de fevereiro, as ações educativas serão intensificadas também com a fiscalização ostensiva no trânsito. “Com isso, as pessoas que forem identificadas cometendo tais infrações serão encaminhadas para assistir uma palestra educativa na sede da Settran, onde novamente enfatizaremos a necessidade do cumprimento da legislação”, afirma.
Clodovil ressalta que a primeira etapa do projeto será o embrião das ações que a Settran implementará visando a educação para o trânsito e que, num segundo momento, o trabalho estará focado no respeito à faixa de pedestres e ao uso da cadeirinha. O secretário adianta que, após a intensificação das ações educativas e de fiscalização, os agentes de trânsito serão orientados para a aplicação das multas previstas na legislação quando forem identificados condutores reincidentes nas infrações.
Interlocução com a Comunidade - Paralelo ao início do trabalho de Educação para o Trânsito, a Settran está programando para os dias 6 e 7 de março o I Fórum de Mobilidade Urbana de Itabuna. De acordo com o secretário, será um espaço reservado para a interlocução com a comunidade itabunense. Aberto à participação dos diversos segmentos, o evento abordará a Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que trata das questões relativas a mobilidade urbana.
“Estaremos discutindo sobre as contribuições do Ministério Público para o cumprimento da Lei, a qualidade de vida no trânsito, acessibilidade e a Política Nacional de Mobilidade Urbana, bem como o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do município”, destaca Clodovil Moreira. Ele revela que serão convidados a participar do Fórum o Ministério Público Estadual, o Poder Judiciário, as faculdades FTC e Unime, além de diversas entidades interessadas na temática.